Girl POP! Viagens: Como Andar de Metrô/Trem em São Paulo!

Se você, como eu, ama São Paulo e em qualquer oportunidade que tem gosta de entrar no primeiro avião/ônibus e desembarcar por lá, mas também gosta de economizar no momento de se locomover pela cidade, este post foi feito especialmente pensando em você!

Eu não sou de SP, mas pelo menos uma vez ao ano, gosto de ir passear pelas ruas super movimentadas, exóticas e misteriosas de lá.

São Paulo é um município brasileiro, capital do estado homônimo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, possuindo cerca de 12.176.866 habitantes e é a cidade brasileira mais influente no cenário global. O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é Non ducor, duco, frase latina que significa: “Não sou conduzido, conduzo“.

A malha de metrôs e trens de São Paulo chega a ser, no mínimo, assustadora para quem vê de fora, entretanto, uma vez que você encara o desafio e ‘estuda’ o funcionamento deles, você percebe que não é um bicho de sete cabeças.

Algo que chama a atenção é a diferença entre metrôs e trens, porém não se preocupe, pois ambos são integrados.

Metrô de São Paulo ou Metropolitano de São Paulo é operado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, empresa de capital misto do estado de São Paulo. Já a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é uma sociedade de economia mista vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

 photo mapa-da-rede-metro-sp-page-001-768x602_zpsarfokopz.jpg

Esse ano fiquei uma semana em SP, no bairro do Morumbi, e decidi usar somente o transporte público para me locomover na cidade.

Então, para chegar ao centro – Liberdade, 25 de Março, Zoológico, Brás, Sé, Paulista, Aquário de SP – sempre tinha que pegar no mínimo 3 linhas diferentes.

  • O que você precisa saber antes de embarcar:

Você pode adquirir o bilhete para entrar no metrô/trem na própria estação, em 2018, a passagem custa R$ 4,00. O bilhete é um retângulo pequeno de papel e você o insere em uma pequena abertura na catraca no momento de entrar. Não é recomendado amassar o bilhete, muito menos deixá-lo em contato com moedas e aparelhos celulares, pois o mesmo é magnetizado. Também temos a opção do bilhete único, que é um cartão que você recarrega, ao invés de comprar sempre um bilhete.

Para saber o sentido que você tem que embarcar, você precisa saber qual é a última estação da linha. Por exemplo: eu estou na estação Sé e quero ir para a estação Liberdade, então preciso pegar o transporte no sentido ‘Jabaquara’ (1-Azul); já o inverso, da estação Liberdade para a estação Luz, eu pego no sentido ‘Tucuruvi’ (1-Azul).

Os horários de pico do metrô são entre às 06:00 até as 09:00 da manhã e de 17:00 até as 19:00, horário que você deve evitar caso não seja muito fã de pouco espaço pessoal. Mas, mesmo nesses horários, dependendo do dia, você consegue entrar no transporte, porém ficará em pé e terá muitas pessoas ao seu redor. Minha recomendação é: caso esteja muito cheio, faça como eu, espere o próximo, eles não demoram quase nada. Na estação da Luz, os trens passam a cada 1 minuto e meio.

Na escada rolante, SEMPRE, deixe a esquerda livre, isso é uma regra! Pessoas que não conhecem o sistema de trens e metrôs (ou simplesmente não se importam, o que é uma minoria quase inexistente) são facilmente identificados. Quando essa situação acontecia, era muito raro alguém brigar com quem estava parado na esquerda, mas sempre olhavam feio, até a pessoa perceber e sair.

Deixe as pessoas desembarcarem primeiro, depois entre! Espere nas laterais das portas do trem, deixando a saída livre. Na estação da Luz, as pessoas até fazem fila nas laterais da porta, o que é algo incrível de se ver. Dependo da estação e do horário, isso não funcionava 100%, mas nos horários de pico, os guardinhas do metrô sinalizam tudo e mantém a ordem em meio ao caos.

Mochilas na mão! Ou pelo menos da frente do seu corpo, não é legal ficar com as mochilas nas costas quando o transporte está cheio, pois atrapalha o fluxo.

Prepare os pés e calce um sapato muito confortável. As integrações de uma linha para outra são um pouco distantes, mas são muito bem sinalizadas com placas em todos os locais. Por dia, junto com os passeios, eu andei mais de 20km e subi mais de 17 lances de escadas.

  • Duas coisas para se ter no celular:

Coisas que são essenciais: o mapa do metrô/trem (para saber qual o sentido você deve pegar) e o aplicativo CPTM Oficial (que mostra em quais estações você deve desembarcar e embarcar). Com essa dupla infalível, não errei nenhum trem/metrô nenhuma vez! O que me deixou super feliz.

 photo 53A4EB82-04B5-4F41-974F-6769246E6215_zpszgjgtfse.png photo 41BDF201-9D2B-4236-B86F-62370FB3B58B_zpsp7ue39my.png photo B6F7124C-F886-444A-B7F7-D3BC19F02A43_zpsg5lt6hwz.png

Essa foi minha experiência encarando o sistema de transporte público de São Paulo e foi algo que me deixou maravilhada [como alguém pode achar legal andar de transporte público, vocês devem estar pensando, não é mesmo?] pois ele simplesmente funciona!

Eu não moro em uma cidade pequena e aqui em Brasília também temos metrô, mas nem se compara. O metrô/trem de SP, assim como a cidade, é algo impressionante, cheio de peculiaridades, todos os dias você se depara com algo diferente. E, levando em consideração o numeroso fluxo de pessoas, você fica se perguntando: “como é que isso funciona?!?!”

Algumas imagens dos locais que cheguei utilzando o transporte público:

imagebam.com imagebam.com imagebam.com imagebam.com imagebam.com imagebam.com imagebam.com imagebam.com imagebam.com

E aqui vai uma indicação de música para ouvir enquanto olha pela janela do metrô: (haha)

Se vocês acharam esse post útil, comentem aqui para sabermos!

Você já foi a São Paulo? O que acha de lá?

Imagem Metro/Trem: Governo de SP. Imagens: Girl POP!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s