Você pode ser velho demais para gostar de K-Pop? Por Jae-Ha Kim!

Por Jae-Ha Kim
jaehakim.com
6 de agosto, 2018

Há um mês atrás, a Kpop for Thought me contatou, perguntando se eu responderia uma pergunta para o seu boletim on-line sobre K-Pop. Gostei da pergunta e fiquei feliz em participar:

Esta semana temos a honra de apresentar Jae-Ha Kim!

Ela é jornalista do Los Angeles Times, do Chicago Tribune, da Rolling Stone, e mais, assim como é autora de best-sellers do New York Times. Eu perguntei a ela:

Eu sempre vejo você se relacionando com seu filho através do K-pop no Twitter, e isso é uma coisa incrível. Em tempos em que algumas pessoas dizem que se você tem mais de 18 anos é muito velho para gostar de música pop, você poderia falar um pouco sobre sua experiência como fã de K-pop e mãe?

 photo Jae_KPOP-FOR-THOUGHT_zpsxgnlf9bc.jpeg

Primeiro de tudo, muito obrigado pela observação adorável! E, estou rindo, porque quase todos os críticos de música profissionais têm mais de 22 anos e um de seus trabalhos é cobrir a música pop. Embora você não precise ser fã de um gênero para escrever sobre isso, certamente pode ser útil. Algumas pessoas podem dizer que adultos com mais de 18 anos não devem ter nada a ver com música pop, mas eu diria que eles estão errados. Para mim, é como dizer que as pessoas com mais de 18 anos nunca devem comer sorvete! Absurdo!

K-pop é um gênero que eu fico feliz em apoiar, porque não havia nada assim quando eu estava crescendo como minoria nos Estados Unidos. Eu nunca vi ninguém parecido comigo na televisão. E, eu certamente não ouvi ninguém cantando no meu idioma nativo no rádio. Não foi o fim do mundo, mas afetou a maneira como eu me via. Até hoje ouço homens (e mulheres) que dizem que os homens asiáticos não são atraentes. E, eu literalmente rio na cara deles e digo: “O que? Olhe para V, Rain, Kai, Shownu, Jin-Young, Hyung-Sik

Quando meu filho era muito jovem, ele se sentava no meu colo e assistíamos a Rain cantando “곰 세 마리” (“Três ursos” do K-DramaFull House”). Era adorável e cômico. Nós dois amávamos. Era algo com o qual poderíamos facilmente cantar juntos, também. Minhas sobrinhas foram uma influência sobre o seu gosto musical desde o início. Ele se tornou um fã de Boyfriend, Sistar, Super Junior e Big Bang. E, quando o “Gangnam Style” de PSY chegou, todos na sua pré-escola reconheceram que a música era coreana, e ele também.

Eu sei que alguns fãs podem ser muito protetores com seus favoritos e ficam irritados se você mencionar outros grupos além dos seus favoritos. Nós não fazemos isso em nossa casa. Se você perguntasse ao meu filho quem é o melhor grupo de K-pop do mundo, ele diria BTS, porque essa é a música que ele mais ama pessoalmente. Mas se você perguntasse de quem mais ele gosta, ele lhe daria uma sentença de grupos que incluiria Jay Park, 2PM, TVXQ, B1A4, Eric Nam, Super Junior, SHINee, Monsta X, Henry, G-Dragon. , Teen Top e EXO-M(ele prefere as músicas chinesas do que as coreanas). Ele não ama K. Will ou Epik High (ainda), mas ele os ouvirá, porque eu os amo. (Espero que as músicas deles tenham mais relevância para ele à medida que ele cresce.)

Nem sempre é fácil para uma criança crescer como minoria. Eles estão em uma idade em que querem se encaixar e não se destacar por serem diferentes. Então, para meu filho ver o BTS ganhando elogios em shows de premiações americanas… saber que o mundo inteiro assistiu ao EXO se apresentar nas Olimpíadas… para ouvir Eric Nam ao vivo cantando em coreano e inglês… acho que ele sabe que é apenas um tempo maravilhoso para ser coreano.

Eu costumava dizer que queria que o K-pop estivesse por perto quando eu era criança. Eu senti que perdi tanto. Mas quando penso nisso, fico feliz em poder aproveitar o K-pop com meu filho. É realmente divertido ver e ouvir coisas através dos olhos de alguém que ainda não está gasto.

Ontem recebi um email de uma adotada coreana, que disse nunca ter pensado muito sobre sua herança coreana. No ano passado, ela leu um dos meus artigos sobre o BTS, que foi o ímpeto para ela explorar outros grupos coreanos. Quando ela viu o BTS se apresentar no American Music Awards, ela chorou porque reconheceu neles uma parte de sua história. Este ano, ela retornará à Coréia pela primeira vez.

É por isso que se ver representado importa tanto para tantas pessoas. E, é por isso que estou realmente feliz que o K-pop seja tão acessível e adotado por pessoas em todo o mundo.

Muito obrigado por estas palavras bonitas e importantes, Jae. Eu tenho arrepios lendo. Fico muito feliz em ver o K-pop crescer e finalmente ter mais representação por aí, espero que as próximas gerações sofram um pouco menos. Eu não sou coreano, mas o K-pop certamente mudou minha vida e abriu minha mente para muitas coisas, então sou infinitamente grato.

E sim, eu rolo meus olhos com tanta força toda vez que vejo alguém dizer “pop é para adolescentes”. Oh, as pessoas, às vezes, estão fora de si.

Não se esqueça de conferir o site de Jae-Ha para ver mais de seu incrível e extenso trabalho, bem como seu Twitter (que é repleto de histórias adoráveis ​​como a que ela escreveu) e o Instagram.

© 2018 JAE-HA KIM | All Rights Reserved

Matéria original: JAE-HA KIM, Tradução PT-BR: Girl POP!

Jae-Ha Kim | Syndicated Columnist Tribune Content Agency

📧 Twitter: @GoAwayWithJae

📧 Facebook: @Jaehakim.Journalist

📧 Instagram: @goawaywithjae

www.jaehakim.com | www.tribunecontentagency.com

Um comentário sobre “Você pode ser velho demais para gostar de K-Pop? Por Jae-Ha Kim!

  1. Nina disse:

    😍😍 caaara eu amo demaais a Jae-Ha Kim!! E quase chorei lendo essa matéria.. ela realmente sempre aborda a questão da representatividade no twitter e as “tiradas” do filho dela são otimas!!! 🤣🤣
    que bom que vocês trouxeram e deram destaque a essa matéria 💜👏👏

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s