Mais um dos mistérios de ‘Suspiria’: Quem é Lutz Ebersdorf?

O ator, listado no IMDB como um homem de 82 anos nascido em Munique, na Alemanha, não tem créditos anteriores em seu currículo além do próximo filme de Luca Guadignino.

 photo split_0_zpstctxa8le.jpg

Em um mistério que parece ter sido arrancado do roteiro, o remake do clássico Suspiria, do diretor Luca Guadagnino, tem alimentado um rumor crescente sobre  um de seus atores, Lutz Ebersdorf, que poderia ser apenas a atriz e vencedora do OscarTilda Swinton disfarçada.

O ator, listado no IMDB como um homem de 82 anos nascido em Munique, na Alemanha, não tem créditos anteriores em seu currículo além de Suspiria. E se isso não bastasse, sua biografia extraordinariamente longa no site é como a história de um personagem que se encaixaria no mundo vanguardista e perturbador de Suspiria, um conto de uma jovem dançarina (Dakota Johnson) que vem a Berlim e se depara com um segredo obscuro e perigoso no local, no coração de uma academia de prestígio.

“Em 1938, quando Ebersdorf tinha apenas dois anos, sua família fugiu da Alemanha nazista: primeiro para Genebra, na Suíça, e depois para Londres“, diz o perfil de Ebersdorf. “Passando a maior parte de sua juventude em Camberwell, Londres, Lutz retornou a Munique em 1954, onde estudou Filosofia, tendo um interesse particular em Psicologia de Gestalt e Psicodrama.”

A psicologia de Gestalt, para os desinformados, centra-se na capacidade da mente de “adquirir e manter percepções significativas em um mundo aparentemente caótico”. Já Psichodrama, é uma forma de terapia na qual os sujeitos interpretam eventos de seu passado. E é também uma obra de ficção na qual os elementos psicológicos são o foco principal – muito parecido com o próprio Suspiria.

O papel de Ebersdorf está listado como Dr. Jozef Klemperer, um personagem que não aparece no original de 1977. O Dr. Klemperer parece ter um papel similar ao Dr. Frank Mandel, do filme original, que tenta descobrir o segredo da escola. O crédito listado de Swinton, por outro lado, é Madame Blanc, a diretora da academia de dança.

E é claro, a principal peça de evidência para a teoria de que o Ebersdorf seria apenas a atriz maquiada: em março de 2017, um artigo da Telegraph intitulado “O poder dos prostéticos e da maquiagem” apresentava um slide identificando Swinton como interpretando “um homem muito idoso” em Suspiria.

 photo JS122291967_Splash-News_EXCLUSIVE-PREMIUM-EXCLUSIVE-RATES-APPLY-Tilda-Swinton-seen-on-the-set-of-the_trans_NvBQzQNjv4BqQyKx4_zps71gcpsel.jpg
Fonte: Telegraph

O trailer liberado nessa quinta-feira, que apresenta os dois personagens, provocou mais especulações: os personagens, colocados em planos opostos no trailer podem dar credibilidade ao boato de que Swinton teria desempenhado ambos os papéis, já que, a atriz que interpretando os dois lados das histórias, dá vazão as muitas maquinações da trama, além do surreal senso de paranóia. Além disso, há uma semelhança inegável entre o rosto de Swinton e as poucas fotos disponíveis de Ebersdorf.

Se Swinton está, de fato, se disfarçando de Ebersdorf, não seria a primeira vez que tal artifício seria feito em Hollywood; no ano passado, por exemplo, rumores implicaram fortemente que a roteirista de ‘Logan Lucky’, Rebecca Blunt era na verdade a esposa do diretor do filme, Steven Soderbergh, Jules Asner. Embora nunca tenha sido oficialmente confirmado, Blunt não tem outros créditos listados e nenhum registro sólido de sua existência está disponível.

Em toda a sua biografia publicada, o passado de Ebersdorf indica o quão provável é que ele realmente não exista e foi criado simplesmente para o bem do filme. Tais realizações anteriores como co-fundador “o grupo de teatro experimental Piefke Versus” – um grupo que não tem registro on-line de existente e descrito como “um conjunto de desempenho radical fortemente influenciado pelos Actionists de Viena e em particular o trabalho de Hermann Nitsch “e trabalhar como” um analista kleiniano praticante, especializado em relacionamentos mãe-filha” torna Ebersdorf um pouco perto demais do material original para que sua existência seja crível.

Guadagnino, no entanto, insiste que os rumores são infundados. “Essa é uma notícia completamente falsa”, disse o diretor ao Yahoo Movies UK em fevereiro. “Eles fizeram uma foto do meu ator Lutz Ebersdorf e alegaram que era Tilda na maquiagem. Eu não sei porque e eu não sei quem. ”

Pedidos de comentários de Swinton, Guadagnino e Amazon Studios não foram retornados imediatamente. Ebersdorf não tem contato listado.

Fonte: The Hollywood Reporter

Bem, nada como um bom mistério pra manter todo mundo no clima de suspense do filme. Conhecendo Guadagnino, Tilda e a natureza desse filme, não dá pra duvidar né? O que vocês acham?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s