E aí, como anda a sua leitura?

Se você é uma pessoa que tem hábito de leitura há algum tempo, pode ter notado que o ritmo de leitura anda um pouco mais lento do que o normal. Já parou para pensar no porque isso aconteceu?

Bom, foi participando de uma discussão entre amigos há um tempo, que chegamos à conclusão que as redes sociais vêm, de fato, atrapalhando bastante o andamento da leitura. Quanto tempo não perdemos passando no Instagram bisbilhotando a vida alheia (Muitas vezes de pessoas que nem fazemos ideia de quem são), assistindo tutorias no youtube de coisas que nunca iremos fazer?

A questão é que sempre arrumamos qualquer outra desculpa, para deixar aquele bom e velho companheiro de horas vagas de lado – o que faz com que uma leitura que antes durava dias/semanas, dure meses a fio.

blur-book-girl-373465

 

Pensando nisso, resolvi separar algumas dicas para que você, que assim como eu, percebeu que isso está acontecendo na sua vida e quer uma mudança. São dicas nas quais eu mesma me inspirei e apliquei, e de fato, minha meta de leitura provavelmente será batida dessa vez depois de anos!! Graças a Deus, aleluia, amém!
Então, vamos lá:

  1. Organize melhor as suas atividades e separe um tempo do seu dia para leitura. Sério! Seja antes de dormir, no intervalo do almoço… Quando você cria rotinas é mais fácil de você sentir falta e se habituar a fazer aquilo sempre que possível.
  2. Procure sempre por livros que você goste. Não leia um livro só porque ele está na lista dos mais vendidos, se ele não faz parte do gênero literário do seu agrado. Ninguém é obrigado a ler algo só porque todo mundo está comentando.
  3. Procure um local aconchegante (quando possível) e de boa iluminação. Se seu cérebro está confortável com atividade, ela flui com mais facilidade.
  4. Procure evitar mexer nas redes sociais enquanto lê um livro. Uma coisa de cada vez! Nós sabemos que nosso cérebro consegue fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo, mas você também sabe que nunca é só uma foto que você vai olhar no seu feed. Separe esse tempo para sua leitura mesmo!
  5. Se você é daqueles, que como eu, gosta de ouvir uma música enquanto lê, porque não criar uma playlist interessante? Quanto mais prazerosa a atividade, sempre melhor.
  6. Você pode estabelecer metas por dia ou no intervalo de tempo que preferir. Seja por capítulos ou por páginas – acredite, ajuda muito.
  7. Carregue o livro sempre com você! Pode ser que você nem vá ter tempo de ler, mas tenha certeza, que quando você não o carrega consigo, sempre vai surgir alguma oportunidade que te fará pensar “nossa, eu poderia estar lendo agora”.
  8. Saboreie o livro. Toda história tem algo de importante para te contar, e se você está lendo o livro só por ler, ele se torna um martírio; e a partir do momento em que você não se sente parte da história, ela só se arrasta mais e mais.
  9. Procure conversar com pessoas sobre o livro, seja antes, durante ou depois. Quem nunca passou pela fase de depois e terminar uma leitura incrível, pensar “nossa! O mundo precisa conhecer isso!”. Procure grupos, amigos ou até páginas em redes sociais (Tá vendo? elas não são tão inimigas assim),  e fale sobre o que achou, suas expectativas, sua experiência e sobre o que aprendeu com o livro. Isso sempre nos incentiva a continuar, e claro, a descobrir outras indicações futuras.

E até o momento foram essas “pequenas” coisinhas que fiz e percebi que melhoraram, e muito, o meu ritmo de leitura. E o que me ajudou também a desintoxicar um pouco do celular ;.

E você? Tem mais alguma dica para partilhar com a gente e acrescentar nessa lista?

Mari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s